Pesquisar no Portal Saber Espiritismo

domingo, 16 de junho de 2013

O PENSAMENTO DOS GRANDES CIENTISTAS (1)



_"A observação prosaica de que existem padrões no universo nos força a encarar a realidade como apenas UM POSSÍVEL ESTADO do universo dentre uma infinidade de estados potenciais - um delicado FIO DE  REALIDADE balançando através do ESPAÇO DO POTENCIAL." (Ian Stewart, grande matemático, tirado do Livro A História da Simetria, de sua autoria. Quero lembrar que a Mecânica Quântica também nos apresenta O ESTADO DE EXISTÊNCIA POTENCIAL, que é uma segunda forma de existência).

Esta conclusão dele é o produto dos estudos da matemática e da física sobre as Simetrias. Conclui-se que a possível existência de universos paralelos, de outras formas de realidades físicas, de outras formas de existência de realidades físicas, são inteiramente possíveis e fundamentados também por esta que é uma das principais áreas da matemática e da física, e as consequências de suas possíveis descobertas são absolutamente impressionantes, são assombrosas. Quero lembrar que a Mecânica Quântica também nos apresenta O ESTADO DE EXISTÊNCIA POTENCIAL, que é uma segunda forma de existência.

SÃO CONCLUSÕES A QUE NOS LEVAM AS DESCOBERTAS DAS TEORIAS DE SIMETRIAS DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA


_"A Ciência evolui de funeral em funeral." (Max Plank, prêmio Nobel de física e um dos pais da física quântica)


O que ele quis nos dizer com isso é que muitas vezes para as novas e melhores teorias científicas serem aceitas pela maioria dos cientistas, a geração mais antiga, que comanda a ciência e mantem nela, de forma dominante, as suas teorias, tem que sair de cena e dar lugar para o novo e o melhor.


_"A distinção entre passado, presente, e futuro, é só uma ilusão, ainda que persistente..." (Albert Einstein)

Todos os três são reais e coexistem, segundo Einstein.


_ "As UNIDADES DE INFORMAÇÃO são o que cria a REALIDADE FÍSICA, não as UNIDADES DE MATÉRIA, NEM AS DE ENERGIA. ( Vlatko Vedral, professor de física quântica na famosa Universidade de Oxford, na Inglaterra)


_"Podemos então considerar  a matéria como sendo constituída por regiões do espaço nas quais o Campo é extremamente intenso. Não há lugar neste tipo de Física para campo e matéria, pois O CAMPO É A ÚNICA REALIDADE". (EINSTEIN).

Quero lembrar aqui que o espaço é ALGO, ele tem algum tipo de substância, ele não é uma abstração. Também quero lembrar que os CAMPOS FÍSICOS são "IMATERIAIS" do ponto de vista de nosso universo, a única coisa, expressão, que vemos deles no nosso nível de realidade, as manifestações deles no nosso universo, são as partículas. Então as expressões dos Campos Físicos  no nosso universo são as partículas, que são o que entendemos por "matéria".

Einstein também acreditava que além da matéria ser mais uma das formas da energia se apresentar, o que é revelado pela sua famosa equação E=mc2, a matéria também poderia ser o resultado, o efeito, das condensações do tecido do espaço-tempo.


_"Todos os que se envolvem na busca da ciência acabam se convencendo de que um espírito se manifesta nas leis do universo - um espírito muito superior ao do homem." Ao proferir essas palavras em 1936, Albert Einstein já demonstrava a certeza de que o conhecimento científico não é incompatível com a espiritualidade. (do livro A Equação de Deus, Corey S. Powell, editora A R X)


_"Essa profunda convicção emocional sobre a presença de uma força racional superior, que é revelada no universo incompreensível, forma a minha ideia de Deus". (Einstein, do livro Cosmos, Ervin Laszlo, editora Cultrix)



_"Quando a solução é simples, Deus está respondendo". (Einstein, do livro Cosmos, Ervin Laszlo, editora Cultrix)



_"A Evolução é a lei da Vida . O Numero é a lei do Universo. A Unidade é a lei de Deus". (Pitágoras)

(Esta frase do Pitágoras é uma contribuição que nos foi dada pela nossa amiga Marilene)


_Uma estranha peculiaridade foi adicionada ao "paradoxo do gato de Schroedinger" pelo importante físico F. J. Belinfante, que sublinhou que, de acordo com o formalismo quântico, podemos trazer gatos mortos de volta à vida simplesmente por determinarmos precisamente o atributo complementar da propriedade "gato morto" ou "gato vivo" na função de onda associada ao sistema e que o descreve.

Belinfante diz: " Se tenho a impressão de que a própria natureza faz a escolha decisiva de qual a possibilidade a realizar onde a teoria quântica diz que é possível mais de um resultado, então estou a atribuir personalidade à natureza, que é algo que está sempre em qualquer lugar. A personalidade eterna omnipresente que é omnipotente ao tomar as decisões que são deixadas indeterminadas pela lei física é exatamente aquilo a que na linguagem da religião chamamos Deus.

O grande filósofo neoplatônico, Plotino, considerado o maior dos filósofos neoplatônicos, disse que a Natureza cria através da CONTEMPLAÇÃO. Observamos que quem tem a capacidade de CONTEMPLAR  é somente A CONSCIÊNCIA. Existiria então uma CONSCIÊNCIA subjacente à natureza?


_ O prêmio Nobel de física e um dos principais autores da Mecânica Quântica, Paul Dirac, considerado o segundo maior físico de toda a história da Inglaterra, disse que: "DEUS USOU MATEMÁTICA MARAVILHOSA PARA CRIAR O UNIVERSO" e que "DEUS É UM GRANDE MATEMÁTICO".



Dauro Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a usar um programa de podcast e obtenha o melhor dos PODSABER!

Postagens Anteriores