Pesquisar no Portal Saber Espiritismo

sábado, 23 de março de 2013

A SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA É MAIS UMA EVIDÊNCIA DE QUE POSSÍVELMENTE VIEMOS DE UMA ORDEM MAIOR? ORDEM MAIOR DEVIDA A DEUS? ORDEM MAIOR SENDO UMA EXPRESSÃO DE DEUS?

A Segunda Lei da Termodinâmica pode ser entendida das seguintes formas:

É impossível a construção de um dispositivo que, por si só, isto é, sem intervenção do meio exterior, consiga transformar integralmente em trabalho o calor absorvido de uma fonte a uma dada temperatura uniforme.  (Enunciado de Kelvin-Planck da segunda lei da termodinâmica)

A segunda lei da termodinâmica ou segundo princípio da termodinâmica expressa, de uma forma concisa, que "A quantidade de entropia (“desordem”) de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo". Mais sensivelmente, quando uma parte de um sistema fechado interage com outra parte, a energia tende a dividir-se por igual, até que o sistema alcance um equilíbrio térmico. ( Wikipédia)

Em termos de uma descrição estatística a segunda lei pode, a grosso modo, ser enunciada como a equivalência entre o aumento da entropia (“desordem” do sistema) a uma determinada configuração estatística mais provável a que o sistema fechado tende.

Popularmente a segunda lei da termodinâmica é entendida pela famosa frase: “Tudo tende para a desordem” (que é o equilíbrio termodinâmico estado em que o sistema todo adquire a mesma temperatura)

Seria a Segunda Lei da Termodinâmica mais uma evidência a favor de que o Multiverso, caso ele realmente exista, seja uma fonte, um gerador, de ORDEM, partindo do pressuposto de que as Leis da Física já existiam antes do nosso universo surgir, pois elas é que foram as responsáveis por criá-lo, que é no que muitos físicos acreditam? Lembramos também que hoje é majoritária, no meio dos cosmologistas, a crença de que o nosso universo veio de UMA REALIDADE FÍSICA MAIOR anterior a ele.

Caso o Multiverso exista desde a eternidade e seja composto por um conjunto de infinitos universos e se a segunda lei da termodinâmica é uma lei que se aplica ao Multiverso, partindo da crença de muitos grandes físicos, como já dissemos, de que as Leis da Física seriam pré-existentes ao nosso universo, então somos OBRIGADOS a concluirmos que a DESORDEM e não a ORDEM seria a única realidade existente e dominante no Multiverso pois a desordem destrói a ordem e toma o lugar dela de acordo com a segunda lei da termodinâmica. Não existiria um único lugar no Multiverso onde encontraríamos a ORDEM pois a DESORDEM imperaria de forma ABSOLUTA num Multiverso composto por infinitos universos e existindo desde a eternidade.

Acontece que quando olhamos para o nosso universo, encontramos ORDEM. Como pode ser? A termodinâmica de sistemas abertos permite que a ordem crescente surja em um determinado sistema desde de que desordem seja despejada na sua vizinhança, o que explica o surgimento da ordem que vemos num universo regido pela segunda lei da termodinâmica. Mas isto não resolve o problema pois numa eternidade, a DESORDEM obrigatoriamente tomaria conta de tudo, até destas ilhas de ORDEM. Teríamos então um grande problema, pois algumas pessoas poderiam usar isto, o fato que de acordo com a segunda lei da termodinâmica tudo tende para a desordem (o que proibiria inclusive a existência destas pessoas, pois pessoas são sistemas altamente organizados), para afirmarem que Deus não existe pois ELE é a grande expressão da ordem, da ORDEM MAIOR, a existência da ordem implica na possível existência de DEUS e se tudo tendesse para a desordem como poderíamos acreditar na existência de DEUS, o GRANDE CRIADOR E PROMOTOR DE ORDEM, sendo que o conceito de ORDEM está vinculado à possível existência de DEUS?

Tornamos a dizer que em um Multiverso existindo desde a eternidade e composto por infinitos universos, NÃO DEVERIA EXISTIR ORDEM, na verdade SERIA IMPOSSÍVEL EXISTIR ORDEM ONDE QUER QUE FOSSE. Mas a ordem existe, nós a vemos em nosso universo e então chegamos à importante conclusão:                                                                                                                           ESTA ORDEM NÃO PODERIA EXISTIR EM UM MULTIVERSO REGIDO POR UMA LEI QUE DETERMINA QUE A DESORDEM, NA ETERNIDADE, SEJA A ÚNICA REALIDADE POSSÍVEL E SE A ORDEM EXISTE, É PORQUE ELA VEIO, E SEMPRE VEM, DE UMA ORDEM MAIOR ANTERIOR A ELA QUE EXISTE NA ETERNIDADE, SENDO ELA  A ÚNICA REALIDADE POSSÍVEL E NÃO A DESORDEM (que só existiria como um momento e caso particular na e da história de alguns sistemas por exemplo para dar a direção temporal do fluxo de determinados processos, funcionando como seta do tempo), a qual não permitiria que a ordem existisse. ESTE É UM IMPORTANTE ARGUMENTO A FAVOR DA POSSÍVEL EXISTÊNCIA DE DEUS.

DAURO MENDES

Por favor compartilhem, cliquem nos ícones do Facebook, Orkut, G+ e Twitter abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a usar um programa de podcast e obtenha o melhor dos PODSABER!

Postagens Anteriores