Pesquisar no Portal Saber Espiritismo

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Recordando Chico Xavier #27 - O Amigo Divaldinho


Divaldo Matos de Oliveira, popularmente conhecido como Divaldinho Mattos, é um divulgador espírita brasileiro.
Há vários anos milita no Movimento Espírita e é idealizador e fundador de várias instituições em Votuporanga, no interior do Estado de São Paulo.
Dirige o Grupo Espírita Maria de Nazaré desde 1982 e os seus departamentos:
  • Centro Espírita Paulo de Tarso;
  • Centro Espírita Fé Amor e Caridade;
  • Centro Espírita Iracema Laço Veronezzi;
  • Núcleo Assistencial Espírita Auta de Souza;
  • Comunidade Espírita Joanna de Angelis;
  • Lar Beneficente Celina e a
  • Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier.
Como orador tem visitado inúmeras cidades no país e esteve também, várias vezes, em trabalho de divulgação doutrinária na Colômbia e em Portugal.



Para baixar o arquivo MP3, clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha a opção"Salvar link como" ou clique no botão de play, abaixo do link, para ouvir o episódio.
DOWNLOAD





Divaldinho Mattos, de Votuporanga, São Paulo, à mesa de reuniões na Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, conversa com Geraldo Lemos Neto antes do início das atividades de lançamento do livro "Depois da travessia", com mensagens de espíritos diversos, psicografadas por Chico Xavier, organizado por Geraldo Lemos Neto e Wanda Amorim Joviano. A obra, a 467ª da lavra mediúnica de Chico Xavier, foi produzida em parceria com a Didier Editora, dirigida por Divaldinho Mattos.



O presidente da União Espírita Mineira (UEM), Henrique Kemper Borges, faz a prece de abertura.



Divaldinho Mattos faz preleção sobre a vida e a obra de Chico Xavier. À mesa, em sentido horário, Antônio Roberto Fontana, conselheiro da UEM, Divaldinho Mattos, Geraldo Lemos Neto, Jhon Harley Madureira Marques, presidente do Conselho da Fundação Cultural Chico Xavier de Pedro Leopoldo e biógrafo de Chico Xavier, Eugênio Eustáquio, presidente da Aliança Municipal Espírita de Pedro Leopoldo (AME) e do Grupo Espírita Meimei, e Bárbara Waleska da Silva, presidente do Grupo Espírita Scheilla, ambos de Pedro Leopoldo. 



Nesta foto, registra-se a presença de Alisson Pontes, assessor da diretoria da UEM, Alberto Minardi, professor de Esperanto e Márcia Linhares, frequentadora do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade de Belo Horizonte.



Aspecto de parte da assembleia na Casa de Chico Xavier no entardecer de 3 de fevereiro de 2013.



Divaldinho Mattos autografa a 467ª obra de Chico Xavier.



Divaldinho Mattos com Bárbara Waleska da Silva, presidente do Grupo Espírita Scheilla de Pedro Leopoldo. 



Divaldinho Mattos autografando. Na foto, registra-se a presença de Eugênio Eustáquio, à sua direita, ao fundo o médium Leonardo Pires, de Sete Lagoas, e Rafael Lavarini, irmão de ideal também da cidade de Sete Lagoas, e, na fila, Silvana Saldanha, do Portal Ser.



Divaldinho Mattos autografando a obra "Depois da travessia".



Divaldinho Mattos com Geraldo Lemos Neto.



Divaldinho Mattos com Lourenço Lima Peixoto, frequentador da Casa de Chico Xavier e autor das fotos.


Amigos de Chico Xavier se reuniram em inesquecível evento à sombra das mangueiras do Grupo Espírita Maria de Nazaré, em Votuporanga, interior de SP.

A inspirada oratória de Carlos Baccelli uniu-se às vibrações de paz e luz oriundas do Grupo Espírita Maria de Nazaré, de Votuporanga, durante a palestra sob as mangueiras e que abriu o 5º Encontro dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de setembro, evento destinado neste ano ao estudo das obras de André Luiz. 



Carlos Antônio Baccelli fala sobre Chico Xavier à sombra das mangueiras, no sábado pela manhã.
Atrás vemos Geraldinho Lemos, Divaldinho Matos, Luis Antônio Ferraz e Luiz Carlos Nunes

O culto à sombra das mangueiras, na bela manhã de sol do dia 8, relembrou os inesquecíveis ensinamentos de Francisco Cândido Xavier à sombra do abacateiro de Uberaba, e mais de 400 pessoas acompanharam a palestra que, assim como todo o Encontro, foi transmitida ao vivo pela Web TV A Caminho da Luz.

Baccelli abordou momentos importantes da trajetória de Chico Xavier, sua dedicação integral a Jesus e ao próximo por 75 anos ininterruptos. O orador ainda fez um alerta, pedindo pela não hierarquização do movimento espírita e também para que se evite o elitismo nas fileiras da Doutrina. 



Abertura informal do 5º Encontro foi com um culto do Evangelho à sombra das mangueiras,
no Grupo Espírita Maria de Nazaré, de Votuporanga, SP

Sob o céu e o sol de Votuporanga, as palavras de Baccelli ecoaram na presença de visitantes de várias partes do Brasil, desde Santa Catarina até o distante Amazonas, de Sergipe ao Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro a Goiás, de Minas Gerais até os anfitriões paulistas, Divaldo Matos de Oliveira, o Divaldinho, e Luis Antônio Ferraz. Isso sem nos esquecermos dos representantes de Portugal e da Espanha presentes no Encontro. O ambiente era de paz e suaves vibrações. 


Geraldinho Lemos faz a prece de encerramento do culto do Evangelho à sombra das mangueiras, no sábado, pela manhã



A dupla de Uberaba Sérgio Santos e Marlene encantam o público com suas músicas em homenagem a Chico Xavier

Na parte da tarde, o Encontro propriamente dito ocorreu no Votuporanga Clube para um público superior a 1.200 participantes. A abertura, na inspirada voz de Margarete Áquila, de Santo André, São Paulo, foi emocionante. 



Margarete Áquila, a extraordinária cantora de
Santo André, SP, em apresentação que emocionou a assembleia


Aspecto do público que lotou o Votuporanga Clube para participar do
5º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra

Em seguida, Geraldinho Lemos Neto, um dos organizadores do Encontro desde sua primeira edição, abordou o tema “A obra de André Luiz na visão dos espíritos Emmanuel e Neio Lúcio”, mostrando como a Espiritualidade amiga acompanhou o trabalho do médium e seu mentor Emmanuel, ainda em Pedro Leopoldo, MG, com base nos relatos do culto doméstico do Evangelho no lar da família Joviano, à época do Dr. Rômulo Joviano, chefe de Chico na Fazenda Modelo, onde o médium trabalhava.



Geraldo Lemos Neto na abertura oficial do Encontro no sábado à tarde,
em palestra com o tema "A obra de André Luiz na visão dos espíritos de Emmanuel e Neio Lúcio

Pedro Bonilha falou em seguida, abordando o tema “Fragmentos da obra de André Luiz”, e Baccelli, novamente, levantou reflexões sobre o livro “Nosso Lar”, obra que abriu a série de livros assinada pelo querido médico, que na Terra fora o sanitarista Carlos Chagas. A obra “Os mensageiros” serviu de tema para o encerramento do primeiro dia, quando Aguinaldo Vasconcelos, de São José do Rio Preto, SP, enfocou a “Assistência espiritual aos encarnados”, com base nessa obra. 

Ainda no sábado, muita emoção com a apresentação do trailer do novo filme espírita “E a vida continua...”, de Paulo Figueiredo e Oceano Vieira de Melo, e ainda detalhes sobre o novo desenho animado sobre Chico Xavier, numa rápida apresentação comandada pelo ator Fernando Peron, de São Paulo, capital. 



Fernando Peron apresenta "Pequeno grande Chico", animação inspirada na vida e na obra de Chico Xavier
No domingo, dia 9, houve até dueto entre Margarete Áquila e o cantor espírita uberabense Sérgio Santos, cantando “Chico Xavier”, de Fábio Júnior. Na ocasião, Sérgio também lançou seu primeiro DVD, ao lado da esposa, a inseparável Marlene. E a portuguesa Julieta Marques, de Lagos, autora do belo livro “Chiquito”, edição da Vinha de Luz Editora, novamente relembrou o médium com emoção, evidenciando também a obra de André Luiz, “E a vida continua...”.

Mas um dos momentos mais impressionantes, no domingo pela manhã, foi o relato do espanhol Pedro Vaquer, que demonstrou como em pouco mais de 10 anos a obra de Chico Xavier mudou sua vida e fez com que ele, além de montar um grupo espírita em Palma de Maiorca, na Espanha, ainda investisse numa obra social que leva água pura para crianças e comunidades carentes da Etiópia, na África, beneficiando um universo de 250.000 pessoas, que antes não tinham qualquer acesso à agua limpa. “Chico Xavier ainda é um grande desconhecido na Europa”, lamentou Vaquer, pedindo que haja mais divulgação da vida e da obra de Chico em terras europeias. 

Finalizando o encontro, Jhon Harley Madureira Marques levou a Votuporanga as lindas imagens da infância e da juventude de Chico, com o tema “O voo da garça”, no qual detalhou fragmentos, impressões e casos pitorescos da vida do grande médium em sua terra natal, Pedro Leopoldo, MG. 

Encerrando o evento, Luis Antônio Ferraz convidou a todos para a sua próxima edição, prevista para o feriadão de 15 de novembro do ano que vem, em Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco. Assim, a organização mantém a intenção de fazer o evento itinerante, iniciativa que começou neste ano, por Votuporanga. Que venha a sexta e inspirada edição!

Veja mais fotos!!!



Geraldo Lemos Neto, Carlos Baccelli, Divaldinho Matos e Luis Antônio Ferraz



Sérgio Villar, da TV Web A Caminho da Luz, entrevista, ao vivo, Carlos Baccelli, Geraldinho Lemos Neto e Pedro Vaquer Brunet



A dupla de Uberaba Sérgio Santos e Marlene homenageiam Chico Xavier




Lourenço Peixoto, Divaldinho Matos, Luis Antônio Ferraz, os portugueses Maria Julieta Marques e Nuno Emanuel



Expositores do Encontro se abraçam no final do domingo - Carlos Baccelli, Pedro Bonilha,
Julieta Marques, Jhon Harley, Geraldo Lemos Neto e Pedro Vaquer Brunet




Jhon Harley, Geraldo Lemos Neto, Pedro Vaquer Brunet e Fernando Peron




Geraldinho Lemos e o português Nuno Emmanuel



Geraldinho Lemos e o casal de Santa Catarina, Dourival e Aninha Ávila, da cidade de Barra VelhaSC



Livros da Vinha de Luz Editora, de autoria de Chico Xavier, e de outros autores e editoras, estavam à disposição na livraria da Candeia


**************************************

Assine o FEED do Portal Saber e receba rapidamente os episódios automaticamente no seu celular:

Para aqueles que ainda não conhecem, o PodSABER é o podcast do Portal Saber (www.portalsaber.org), que por sua vez é uma maneira prática e divertida de manter-se bem informado via áudios de ótima qualidade, que assemelham-se com os programas de rádio, contudo, como todo produto da Internet, disponível no tempo que você desejar. Durante um episódio, você vai ouvir um debate ou uma conversa sobre determinado tema espírita com um toque de ciência e espiritualidade, sem perder o humor. 

Com um aplicativo de smartphone ou iPod (ou similares) você poderá assinar o PodSABER gratuitamente, e recebe sempre que for publicado um episódio novo de forma automática. Depois, é só apertar o play e embarcar numa conversa divertida e informativa, com o tema que mais lhe agradar, bastando apenas escolher entre um dos nossos episódios.

A principal vantagem dos aplicativos de podcast é a comodidade. Ao assinar o FEED do PodSABER, a aplicação avisa toda vez que sair um episódio novo ou se programado, baixará o MP3 do episódio automaticamente pela rede do celular ou pelo WiFi e depois é só ouvir em casa, no trânsito, no transporte público, ou em qualquer outra ocasião onde precise se desligar do mundo e instruir-se com o melhor do conhecimento espírita. Você pode desfrutar de toda essa facilidade basta apenas baixar um dos aplicativos sugeridos e cadastrar o nosso FEED:


O endereço do Feed é:

http://gandrascast.marcogandra.com.br/feedpodsaber2.xml

Para assina em Android use o aplicativo Pocket Casts ou BeyondPod Podcast Manager, obtenha-os em:

https://play.google.com/store/apps/details…
Ou
https://play.google.com/store/apps/details?id=mobi.beyondpod

Para assina em iOS (iPhone e iPad) use o aplicativo PODCAST ou iTunes.

Em Windows Phone use o Aplicativo: 

Ou 


Digite este endereço no navegador do seu celular ou fotografe o código abaixo com o leitor de código de barra do seu telefone:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a usar um programa de podcast e obtenha o melhor dos PODSABER!

Postagens Anteriores