Pesquisar no Portal Saber Espiritismo

quinta-feira, 10 de março de 2016

Recordando Chico Xavier #34 - Encontros Nacionais dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra - Episódio 16 com Wanda Joviano



Aconteceu, no Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo (Ceppel), nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2009, o II Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, contando com a presença estimada de 1.500 pessoas de diferentes regiões do Brasil, além de companheiros vindos da Inglaterra e de Portugal.
Segundo o pedroleopoldense e presidente da Aliança Espírita Municipal de Pedro Leopoldo, Jhon Harley M. Marques, “o Encontro foi mais uma promoção das alianças municipais espíritas das cidades de Pedro Leopoldo e de Uberaba, que se uniram novamente não com a intenção de mitificar a figura humana de Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, mas divulgar seus exemplos de renúncia e de amor, inspirados em nosso Senhor Jesus Cristo. O objetivo do Encontro é incentivar a leitura e o estudo das obras psicografadas por Chico Xavier, por entendermos que elas representam o desdobramento das obras da codificação espírita. Com Jesus e Kardec, inspirados nas obras e nos exemplos deixados por Chico Xavier, esperamos dar a nossa parcela de colaboração para o fortalecimento do nosso movimento, em bases de amor, solidariedade e respeito pelas diferenças.”
Muitos expositores convidados falaram sobre a vida e as obras de Chico Xavier, dentre eles Geraldo Lemos Neto, diretor do Vinha de Luz – Serviço Editorial, da cidade de Belo Horizonte MG, um dos coordenadores do evento e idealizador da Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo. Geraldo, que conviveu muito proximamente de Chico, declarou a todos que “falar do Chico é falar do respeito ao povo mais humilde, da solidariedade para com os sofredores e do amor ao próximo como Jesus nos ensinou e amou. Chico, como fiel servidor do Cristo, demonstrou, na teoria e na prática, a recomendação evangélica do ‘amai-vos uns aos outros’ ”.

Fonte: http://espiritismocristao.blogspot.com.br/2009/04/ii-encontro-nacional-dos-amigos-de.html




Para baixar o arquivo MP3, clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha a opção "Salvar link como" ou clique no botão de play, abaixo do link, para ouvir o episódio.
MP3 DOWNLOAD





Ouça também:

PodSaber Especial Recordando Chico Xavier #8 - Wanda Joviano


Conheça neste 8º Episódio do PodSaber Especial Recordando Chico Xavier a história e as histórias de Wanda Joviano, filha de Rômulo e Maria Joviano e neta de Arthur Joviano. Wanda foi companheira de trabalho de Chico Xavier na Fazenda Modelo e também convivia com o médium mineiro na cidade de Pedro Leopoldo - MG. Recebeu Chico na casa de seus pais para fazer cultuo no lar. Conheça um pouco mais do ponto de vista de quem conviveu com Chico desde muito cedo.




Abaixo, quadro de reencarnações (Clique na imagem para ampliação)



Ante as portas livres

Ante as portas livres de acesso ao trabalho cristão e ao conhecimento salutar que André Luiz vai desvelando, recordamos prazerosamente a antiga lenda egípcia do peixinho vermelho.

No centro de formoso jardim, havia grande lago, adornado de ladrilhos azul-turquesa.

Alimentado por diminuto canal de pedra, escoava suas águas, do outro lado, através de grade muito estreita.

Nesse reduto acolhedor, vivia toda uma comunidade de peixes, a se refestelarem, nédios e satisfeitos, em complicadas locas, frescas e sombrias.

Elegeram um dos concidadãos de barbatanas para os encargos de rei, e ali viviam, plenamente despreocupados, entre a gula e a preguiça.

Junto deles, porém, havia um peixinho vermelho, menosprezado de todos.

Não conseguia pescar a mais leve larva, nem refugiar-se nos nichos barrentos.

Os outros, vorazes e gordalhudos, arrebatavam para si todas as formas larvárias e ocupavam, displicentes, todos os lugares consagrados ao descanso.

O peixinho vermelho que nadasse e sofresse. Por isso mesmo era visto, em correria constante, perseguido pela canícula ou atormentado de fome.

Não encontrando pouso no vastíssimo domicilio, o pobrezinho não
dispunha de tempo para muito lazer e começou a estudar com bastante interesse.

Fez o inventário de todos os ladrilhos que enfeitavam as bordas do poço, arrolou todos os buracos nele existentes e sabia, com precisão, onde se reuniria maior massa de lama por ocasião de aguaceiros.

Depois de muito tempo, à custa de longas perquirições, encontrou a grade
do escoadouro.

A frente da imprevista oportunidade de aventura benéfica, refletiu consigo:

— “Não será melhor pesquisar a vida e conhecer outros rumos?”

Optou pela mudança.

Apesar de macérrimo pela abstenção completa de qualquer conforto, perdeu várias escamas, com grande sofrimento, a fim de atravessar a passagem estreitíssima.

Pronunciando votos renovadores, avançou, otimista, pelo rego d’água, encantado com as novas paisagens, ricas de flores e sol que o defrontavam, e seguiu, embriagado de esperança ...

Em breve, alcançou grande rio e fez inúmeros conhecimentos.

Encontrou peixes de muitas famílias diferentes, que com ele simpatizaram, Instruindo-o quanto aos percalços da marcha e descortinando lhe mais fácil roteiro.

Embevecido, contemplou nas margens homens e animais, embarcações e pontes, palácios e veículos, cabanas e arvoredo.

Habituado com o pouco, vivia com extrema simplicidade, jamais perdendo a leveza e a agilidade naturais.

Conseguiu, desse modo, atingir o oceano, ébrio de novidade e sedento de estudo.

De Inicio, porém, fascinado pela paixão de observar, aproximou-se de uma baleia para quem toda a água do lago em que vivera não seria mais que diminuta ração; impressionado com o espetáculo, abeirou-se dela mais que devia e foi tragado com os elementos que lhe constituíam a primeira refeição diária.

Em apuros, o peixinho aflito orou ao Deus dos Peixes, rogando proteção no bojo do monstro e, não obstante as trevas em que pedia salvamento, sua prece foi ouvida, porque o valente cetáceo começou a soluçar e vomitou, restituindo-o às correntes marinhas.

O pequeno viajante, agradecido e feliz, procurou companhias sim páticas e aprendeu a evitar os perigos e tentações.

Plenamente transformado em suas concepções do mundo, passou a reparar as infinitas riquezas da vida. Encontrou plantas luminosas, animais estranhos, estrelas móveis e flores diferentes no seio das águas. Sobretudo, descobriu a existência de muitos peixinhos, estudiosos e delgados tanto quanto ele, junto dos quais se sentia maravilhosamente feliz.

Vivia, agora, sorridente e calmo, no Palácio de Coral que elegera, com centenas de amigos, para residência ditosa, quando, ao se referir ao seu começo laborioso, veio a saber que somente no mar as criaturas aquáticas dispunham de mais sólida garantia, de vez que, quando o estio se fizesse mais arrasador, as águas de outra altitude continuariam a correr para o oceano.

O peixinho pensou, pensou... e sentindo imensa compaixão daqueles com quem convivera na infância, deliberou consagrar-se à obra do progresso e salvação deles.

Não seria justo regressar e anunciar-lhes a verdade? não seria nobre ampará-los, prestando-lhes a tempo valiosas informações? Não hesitou.  Fortalecido pela generosidade de irmãos benfeitores que com ele viviam no Palácio de Coral, empreendeu comprida viagem de volta.

Tornou ao rio, do rio dirigiu-se aos regatos e dos regatos se encaminhou para os canaizinhos que o conduziram ao primitivo lar.

Esbelto e satisfeito como sempre, pela vida de estudo e serviço a que se devotava, varou a grade e procurou, ansiosamente, os velhos companheiros.

Estimulado pela proeza de amor que efetuava, supôs que o seu regresso causasse surpresa e entusiasmo gerais. Certo, a coletividade inteira lhe celebraria o feito, mas depressa verificou que ninguém se mexia.

Todos os peixes continuavam pesados e ociosos, repimpando-nos mesmos ninhos lodacentos, protegidos por flores de lótus, de onde saiam apenas para disputar larvas, moscas ou minhocas desprezíveis.

Gritou que voltara a casa, mas não houve quem lhe prestasse atenção, porquanto ninguém, ali, havia dado pela ausência dele.

Ridiculizado, procurou, então, o rei de guelras enormes e comunicou-lhe a reveladora aventura.

O soberano, algo entorpecido pela mania de grandeza, reuniu o povo e permitiu que o mensageiro se explicasse.

O benfeitor desprezado, valendo-se do ensejo, esclareceu, com ênfase, que havia outro mundo liquido, glorioso e sem fim. Aquele poço era uma Insignificância que podia desaparecer, de momento para outro. Além do escoadouro próximo desdobravam-se outra vida e outra experiência. Lá fora, corriam regatos ornados de flores, rios caudalosos repletos de seres diferentes e, por fim, o mar, onde a vida aparece cada vez mais rica e mais surpreendente.

Descreveu o serviço de tainhas e salmões, de trutas e esqualos. Deu notícias do peixe-lua, do peixe-coelho e do galo-do-mar. Contou que vira o céu repleto de astros sublimes e que descobrira árvores gigantescas, barcos imensos, cidades praieiras, monstros temíveis, jardins submersos, estrelas do oceano e ofereceu-se para conduzi-los ao Palácio de Coral, onde viveriam todos, prósperos e tranquilos. Finalmente os informou de que semelhante felicidade, porém, tinha igualmente seu preço. Deveriam todos emagrecer, convenientemente, abstendo-se de devorar tanta larva e tanto verme nas locas escuras e aprendendo a trabalhar e estudar tanto quanto era necessário à venturosa jornada.

Assim que terminou, gargalhadas estridentes coroaram-lhe a preleção.

Ninguém acreditou nele.

Alguns oradores tomaram a palavra e afirmaram, solenes, que o peixinho vermelho delirava, que outra vida além do poço era francamente impossível, que aquela história de riachos, rios e oceanos era mera fantasia de cérebro demente e alguns chegaram a declarar que falavam em nome do Deus dos Peixes, que trazia os olhos voltados para eles unicamente.

O soberano da comunidade, para melhor ironizar o peixinho, dirigiu-se em companhia dele até à grade de escoamento e, tentando, de longe, a travessia, exclamou, borbulhante:

— “Não vês que não cabe aqui nem uma só de minhas barbatanas?

Grande tolo! Vai-te daqui! Não nos perturbes o bem-estar... Nosso lago é o centro do Universo... Ninguém possui vida igual à nossa!  

Expulso a golpes de sarcasmo, o peixinho realizou a viagem de retorno e instalou-se, em definitivo, no Palácio de Coral, aguardando o tempo.

Depois de alguns anos, apareceu pavorosa e devas tadora seca.

As águas desceram de nível. E o poço onde viviam os peixes pachorrentos e vaidosos esvaziou-se, compelindo a comunidade inteira a perecer, atolada na lama...

EMMANUEL - Pedro Leopoldo, 22 de fevereiro de 1949.


Mande o seu recado para o Portal via Whatsapp:

O Portal Saber tem um novo meio de receber os recados dos ouvintes, é o Whatsapp. 

ATENÇÃO: Esse meio é apenas para receber mensagens em áudio. As mensagens poderão ser publicados na parte de leitura de e-mails e recados conforme conveniência do Portal. NÃO HAVERÁ RESPOSTAS DO PORTAL VIA WHATSAPP OU TELEFONE! As respostas serão apenas via episódios do PODSaber. 

O nosso número é +55 (31) 9 9354-3296 

Interaja conosco, envie o seu áudio, estamos aguardando!!!!!

Assine o FEED do Portal Saber e receba rapidamente os episódios automaticamente no seu celular:

Para aqueles que ainda não conhecem, o PodSABER é o podcast do Portal Saber (www.portalsaber.org), que por sua vez é uma maneira prática e divertida de manter-se bem informado via áudios de ótima qualidade, que assemelham-se com os programas de rádio, contudo, como todo produto da Internet, disponível no tempo que você desejar. Durante um episódio, você vai ouvir um debate ou uma conversa sobre determinado tema espírita com um toque de ciência e espiritualidade, sem perder o humor. 

Com um aplicativo de smartphone ou iPod (ou similares) você poderá assinar o PodSABER gratuitamente, e recebe sempre que for publicado um episódio novo de forma automática. Depois, é só apertar o play e embarcar numa conversa divertida e informativa, com o tema que mais lhe agradar, bastando apenas escolher entre um dos nossos episódios.

A principal vantagem dos aplicativos de podcast é a comodidade. Ao assinar o FEED do PodSABER, a aplicação avisa toda vez que sair um episódio novo ou se programado, baixará o MP3 do episódio automaticamente pela rede do celular ou pelo WiFi e depois é só ouvir em casa, no trânsito, no transporte público, ou em qualquer outra ocasião onde precise se desligar do mundo e instruir-se com o melhor do conhecimento espírita. Você pode desfrutar de toda essa facilidade basta apenas baixar um dos aplicativos sugeridos e cadastrar o nosso FEED:
O endereço do Feed é:

http://gandrascast.marcogandra.com.br/feedpodsaber2.xml

Para assina em Android use o aplicativo Pocket Casts ou BeyondPod Podcast Manager, obtenha-os em:

https://play.google.com/store/apps/details…
Ou
https://play.google.com/store/apps/details?id=mobi.beyondpod

Para assina em iOS (iPhone e iPad) use o aplicativo PODCAST ou iTunes.

Em Windows Phone use o Aplicativo: 

Ou 

Digite este endereço no navegador do seu celular ou fotografe o código abaixo com o leitor de código de barra do seu telefone:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a usar um programa de podcast e obtenha o melhor dos PODSABER!

Postagens Anteriores