Pesquisar no Portal Saber Espiritismo

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PodSaber #12 - Sentimentos

portalsaber

Descubra neste PodSaber porque os sentimentos merecem atenção especial. Veja o tanto que eles influênciam nossas tomadas de decisões e quem nós somos. Aprenda que Pedro Neves é um grande exemplo de como aprender a prestar atenção em nossos sentimentos. Alcione, Emmanuel, Paulo e muitos outros grandes Corações passaram por aqui. Seja Bem Vindo!



FICHA TÉCNICA

Técnico de Gravação: Henrique Lisboa
Design:Thiago Panegassi
Edição: Luis Sérgio Marotta
Webmaster: Marco Gandra / Henrique
Lisboa Participantes: Marco Gandra, Dauro Mendes, Guilherme de Barros, Geraldo Lemos Neto, Henrique Lisboa, Luis Sérgio Marotta, , Denis Perdigão, Livia Dias, Silvana Saldanha.
Músicas:
Falar a verdade - Cidade Negra;





(clique com o botão direito do mouse depois em "salvar como...")


Trecho da pergunta 255 do livro O Consolador, psicografado por Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel:
(...) Urge, contudo, que os espiritistas sinceros, esclarecidos no  Evangelho, procurem compreender  a feição educativa dos postulados doutrinários, reconhecendo que o trabalho imediato dos tempos modernos é o da iluminação interior do homem, melhorando­se­lhe os valores do coração e da consciência. (...)


SENTIMENTO E RAZÃO
Emmanuel ( do livro Coletânea do Além, psicografado por Chico Xavier )

Nos círculos espiritistas, muito se tem falado de uma fé raciocinada, mas poucas vezes de uma razão iluminada.

Se é certo que o sentimento sem a fiscalização do raciocínio pode conduzir ao absurdo, o raciocínio sem o sentimento pó de conduzir ao absurdo mais lamentável. O cérebro e o coração não podem viver separados na tarefa construtiva. Sem a perfeita harmonia de ambos todo trabalho edificante torna-se impossível. O primeiro sem o segundo fez o veneno ideológico da negação, com as suas nefastas conseqüências; o segundo sem o primeiro descansou nos domínios da fantasia e da extravagância dogmática.

Estabelecendo o labor da análise, o Espiritismo se propõe reajustar o sentimento, mas, em hipótese alguma, pó de prescindir de sua cooperação.

A razão calcula, cataloga, compara, analisa.

O sentimento cria, edifica, alimenta, ilumina.

A primeira é o homem que termina laboriosa etapa evolutiva. O segundo é o anjo que começa, nas suas manifestações iniciais, a caminho da espiritualidade pura.

A razão é o caminho humano. O sentimento é a luz divina. Por esse motivo todos os investigadores da verdade transcendente que percorram a estrada da experimentação, sem a fé, marcham às escuras e, não raro, esbarram na solidão e no desespero supremos.

A ciência analítica, a filosofia especulativa podem fazer muito pelo Espiritismo, dentro de seus métodos experimentais, mas, sem a claridade religiosa, oriunda das ilações do campo doutrinário, estaria ele destinado a representar um papel tão humano e tão transitório, como o das mais notáveis filosofias que o precederam, abrindo as janelas douradas de seus castelos teóricos no mundo, acenando às almas com o jogo das palavras, mas passando... passando sempre, no curso do tempo, acabando mumificadas no sarcófago das bibliotecas esquecidas.

Os espiritistas sinceros devem saber que a ciência e a filosofia do Planeta são um conjunto de verdades provisórias. Suas equações variam de cérebro a cérebro, como de escola para escola. Sem estabilidade no tempo, ambas acompanham os vôos do sentimento, de quando em quando aceso pela fagulha do gênio, que despreza a rotina e o convencionalismo, para iluminar a estrada do futuro infinito. Só o sentimento é bastante grande para elevar-se da esfera comum, quebrando as fórmulas rasteiras.

O por essa causa justa que o espiritista cristão, invocando o raciocínio, em todos os instantes da vida nao deve esquecer sua iluminação própria na fé, de sua elevação sentimental, de sua riqueza interior, em suma, de seu aperfeiçoamento individual, na lei do esforço próprio. E é ainda por isso que todos os trabalhadores espirituais da grande causa centralizam os seus ensinamentos em Cristo Jesus, fundamento de toda a verdade sobre a Terra e Modelo Supremo de todas as criaturas humanas, em face de sua necessidade imediata de renovação interior.



Aplicativo para celular - Podcast Espírita




APP PODSABER

Amigos por gentileza testem a nova iniciativa do Portal Saber, um aplicativo para celular que permitirá ouvir o PODSABER.

Celulares/Tablets com Androd (direto na Google Play Store) use este link:


iPhone e iPad e demais celulares que aceitem aplicativos Java, use este link:

http://universo.mobi/podsaber

Digite este endereço no navegador do seu celular ou fotografe o código abaixo com o leitor de código de barra do seu telefone:



Por favor compartilhem, cliquem nos ícones do Facebook, Orkut, G+ e Twitter abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a usar um programa de podcast e obtenha o melhor dos PODSABER!

Postagens Anteriores