Pesquisar no Portal Saber Espiritismo

quarta-feira, 1 de maio de 2013

COMPLEMENTANDO O QUE FOI DITO NO PODSABER 8 (MUNDO ESPIRITUAL) SOBRE A MENTE CRIAR A REALIDADE FÍSICA



Podemos concluir, em última análise, que possivelmente tudo que existe seja uma criação da mente, do Espírito, ela é a origem, a fonte da realidade física. Mas a realidade física externa é um efeito físico real, que existe de fato. Como já dissemos antes gigantes da física como John Archibald Wheeler, Brian Josephson (prêmio Nobel de física), Eugene Wigner (também prêmio Nobel de física), John Von Neumann (um dos maiores físicos e matemáticos que existiram no século XX), defendiam que era a consciência quem criava a realidade física, ou seja, a realidade física seria um efeito criado pela mente, pela consciência. A realidade física externa, então seria um efeito que existe de fato. A ideia mais próxima do que melhor descreve o que possa ser a realidade física, no meu entender, é uma combinação mista que junta parte da filosofia idealista (onde tudo é criado pela mente e existe só na mente), com a filosofia realista que, entre outras coisas, diz que a única realidade que existe é a realidade física externa a nós. Misturando o melhor destas duas filosofias chegamos ao resultado de que toda a realidade física é criada pela mente e existe de fato o efeito que entendemos como realidade física externa a nós enquanto a mente o gerar e o manter, pois esta realidade externa é UM EFEITO GERADO PELA CONSCIÊNCIA, PELO ESPÍRITO. Esta realidade física seria o resultado da criação mental coletiva resultante das contribuições de todas as mentes, de todas as consciências existindo em vários níveis de realidade e de existência, e em vários graus de evolução, que estariam envolvidas no processo de criar a realidade física,  processo este regido por uma hierarquia de Leis Maiores que organizam e coordenam o fenômeno para evitar a bagunça e a desorganização.

Então, em última análise tudo é de fato, possivelmente, criado pela consciência, que no seu sentido mais amplo e completo é sinônimo de Espírito, o que nos leva a concluir que a Consciência, Espírito, são de fato a única e verdadeira realidade física, pois eles definitivamente não são "ABSTRAÇÕES", e a realidade externa é um efeito secundário criado pela mente, pela consciência, pelo Espírito, ela é uma ilusão que nos parece real. Einstein disse que "a realidade física é uma ilusão, apesar de ser uma ilusão bastante persistente" que nos faz acreditar que seja real. 

Mas reafirmo que existe de fato um efeito físico que entendemos como uma realidade externa, que é um fenômeno externo a nós gerado pela coletividade das mentes. O espírito de André Luiz fala da existência da energia e da matéria mental que são "algo" físico, não são abstrações, e que criam realidades físicas exteriores a nós. Mas a verdadeira fonte de tudo é o Espírito, é a consciência, é a mente. Portanto existem sim "lugares físicos", "locais físicos", no Mundo Espiritual, onde Espíritos afins se reúnem e se atraem, "lugares" estes criados pelas mentes de seus residentes.

Tudo vem de uma coisa só, tudo vem da Grande Consciência que é Deus, da Grande Unicidade e Totalidade, que cria a variedade e a diversidade como expressões da Sua Lei Maior. O que existe na verdade como fonte da realidade física, é a mente, é a consciência, é o Espírito, e a realidade externa seria então uma expressão da mente, seria um efeito secundário gerado por ela, porém necessário nas fases iniciais da nossa evolução espiritual quando ainda necessitamos de lidar com objetos, coisas, estruturas, processos e com formas físicas, externas a nós, e esta realidade física externa tem como sua verdadeira e única fonte geradora, criadora, a MENTE. Deus não nos colocaria em um lugar, após a  morte do nosso corpo físico, radicalmente diferente do que tínhamos no mundo físico, sem nenhuma forma, construção, objetos, coisas, paisagens, ou seja, Ele não nos jogaria em um vácuo onde a existência seria abstrata com total ausência de formas, de paisagens e de coisas com as quais acostumamos a lidar e a conviver no plano físico.

 O fato da Mecânica Quântica majoritariamente dizer, concluir, que é a OBSERVAÇÃO que cria a realidade física, é a penúltima etapa, degrau, para o processo de fundamentarmos a questão de que na verdade é a CONSCIÊNCIA quem realmente cria a realidade física, é ela que é a sua única e verdadeira FONTE.


DAURO MENDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a usar um programa de podcast e obtenha o melhor dos PODSABER!

Postagens Anteriores