Pesquisar no Portal Saber Espiritismo

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Teoria da relatividade - O espaço

A partir dos trabalhos pioneiros de Einstein temos hoje uma nova visão dos conceitos de espaço e tempo. A teoria da relatividade é uma teoria para o espaço-tempo. Nessa teoria ambos perdem seu caráter absoluto. Assim, esses conceitos clássicos são abolidos nessa teoria. 

Todas as medidas de espaço e tempo são relativas e dependem da velocidade do observador em relação a outro. Na teoria geral da Relatividade, a estrutura do espaço-tempo está vinculada à distribuição da matéria. A presença da matéria provoca o encurvamento do espaço. Conseqüentemente, o tempo flui a taxas diferentes em lugares diferentes do Universo. Essa taxa depende da quantidade de matéria presente nas proximidades da região em apreço.

Nessa teoria não existe uma relação absoluta nem no espaço nem no tempo, mas existe uma relação absoluta entre o espaço e tempo. Dentro do contexto da teoria da Relatividade, o conceito de evento.

Consideramos x1, x2, x3 e t como as quatro coordenadas de um evento no contínuo quadridimensional. Para relacionarmos as coordenadas dos eventos nos dois sistemas temos que recorrer à teoria de Einstein.





Por favor compartilhem, cliquem nos ícones do Facebook, Orkut, G+ e Twitter abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a usar um programa de podcast e obtenha o melhor dos PODSABER!

Postagens Anteriores